Hoje em dia, cada vez mais as empresas procuram profissionais habilidosos, com disposição para trabalhar em equipa, com visão ampliada, conhecimento de mercado, iniciativa, espírito empreendedor, persistente, optimista, responsável, criativo e disciplinado.
É importante que estejamos preparados para o mercado de trabalho, a qualquer momento da vida, independentemente do fato de estar ou não empregado. Características dos bons profissionais:
- Preparado para mudanças: As empresas procuram pessoas profissionais adaptáveis, ou seja, que se adaptem às mudanças que possam existir ao longo da vida.
- Competência: Competência é utilizada para designar uma pessoa capaz de realizar alguma coisa. Para ser contratado em uma empresa não basta ter diplomas e mais diplomas se não existir competência.
- Espírito empreendedor;
- Equilíbrio emocional: Para tornar-se um profissional de sucesso é necessário que tenhamos equilíbrio emocional, pois não importa quais problemas tenhamos de carácter pessoal, as pessoas como um todo não tem culpa deles e não podemos descarregar esses problemas neles.
- Marketing Pessoal: O marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de factores e atitudes que transmitem uma imagem da pessoa. Os factores a que me refiro incluem o modo como nós nos vestimos, os modos pessoais, o modo de falar e a postura do profissional diante dos demais.
Comportamento que uma pessoa deve evitar numa empresa:
- Não falar muito enquanto trabalha;
- Não falar mal dos colegas de trabalho;
- Não implicar com os colegas e tentar estar sempre bem-disposto;
- Deve respeitar as pessoas que estão à nossa volta;
- Não chegar atrasado ao trabalho;
- Não deixar o seu local desarrumado;
- Não utilizar o telemóvel durante a hora de trabalho e manter o telemóvel desligado.